África Interativa
E-mail: albertinho.doria@hotmail.com
A economia da África é dividida em três fatores principais:
* O Comércio
* Indústrias
* Agricultura, gado e extrativismo mineral
A África por ser um país muito pobre, não tem tantas indústrias com poder forte, as poucas que tem são estrangeiras. Estima-se que hoje em dia há africanos que vivem com menos de 1 dólar por dia!
Agricultura
Desenvolvida de duas formas, de subsistência e a agricultura comercial.
Na agricultura de subsistências os principais produtos são: a mandioca, milho, batata-doce, arroz e inhame, onde o plantio é feito sem técnicas e o solo é muito pobre, por isso muita das vezes é abandonado.
A agricultura comercial ocupou as melhores áreas da África e introduziu técnicas de plantio como: adubação, irrigação, etc...
Pecuária
Os países africanos não são grandes criadores de gado, a criação é feita de maneira rudimentar, a maior criação é a da Etiópia.
Extrativismo mineral
Países como os E.U.A, alguns da Europa e da Ásia, introduziram técnicas de extrativismo na África visando a matéria prima que eles iriam ter de volta.
Um fator que dificulta as indústrias "próprias" da África se desenvolverem é a ausência de portos, aeroportos, etc., que dificultam a conexão com outros países.
Um dos grandes pontos-chaves na África é o Petróleo e o gás que na maioria (quase totalidade), foram implantadas por estrangeiras.
Por: Agnaldo Júnior
| PROJETO DE GEOGRAFIA - CONTINENTE AFRICANO / CNSP © 2010 |