Procurar no site


Contatos

África Interativa

E-mail: albertinho.doria@hotmail.com

Cultura

 LOGO ABAIXO, VAMOS ABORDAR ASPECTOS CULTURAIS DA ÁFRICA, TAIS COMO LÍNGUAS, DANÇAS, ETC.

_________________________________________________________________________________________________________________________________

 

DANÇAS AFRICANAS

 

  A cultura africana, mais especificamente, a dança africana, é uma grande força de sua tão popular tradição, no que se diz respeito à história e a própria cultura do continente africano. As danças fazem parte de seus rituais e também de suas cerimônias.

  Na vida das aldeias, a dança sempre foi uma característica muito importante desde que se originou na África. A Dança no continente africano é quase sempre realizada em grupo, onde crianças, mulheres e homens fazem um circulo e ficam aplaudindo os dançarinos. Uma coisa muito importante de se falar, é que todos, praticamente todos os acontecimentos da habitação do povo africano, são comemorados com danças e rituais. Sendo que, é importante dizer, que a dança africana varia, em muitas ocasiões, de região para região, entretanto algumas são semelhantes às outras nas suas características de dançar.
Dificilmente os dançarinos dançam sozinhos ou em pares, eles geralmente dançam em grupo numa dança em fila ou em círculo. Em Marrocos, um dos países da África, acontece um crescimento de movimento e da música, impactando o espectador.

  As influências dos colonizadores no continente, principalmente entre os séculos XIV e XV, foi muito grande; fazendo com que houvesse grandes alterações e entradas de outras culturas diferentes.
Com relação aos ritmos, a Semba, a Funaná, Kuduro, Sakiss, Puita, Marrabenta, entre outros do folclore africano, são todos trabalhados em um ritmo corporal, no rebolado, na agilidade dos braços e de outros membros, etc.

  Existem várias danças no continente africano, como a capoeira, a Gnawa e a Schikatt.


  No caso da capoeira, ela é um ‘’disfarce’’ de dança, pois se parece mais uma luta, e que foi originado por escravos trazidos dentro dos grandes navios negreiros em direção ao Brasil. Em que, dentro das senzalas os escravos misturavam o Ngolo (jogo de luta) com também a primeira forma de se defender dos castigos que sofriam. Na época da escravidão, uma conotação de luta ou qualquer outra cultura negra, era simplesmente abolida. Por esta razão, foi-se adicionando instrumentos musicais para despistar os ‘’olheiros’’ para que eles não pensassem que se tratava de algum tipo de luta; e como na verdade ninguém se importava com a cultura negra, deixavam passar como despercebido àquilo que para os castigadores era só uma brincadeira, ritual, mas que era na realidade uma luta marcial dos escravos.



  A Schikatt é uma dança de ‘’conteúdo erótico’’ e bastante popular entre as mulheres da região de Marrocos. A originalidade dessa dança foi de uma mescla entre o folclore berbere e a influência árabe. As dançarinas se enfeitam com joias, tocam alguns instrumentos, cantam, entre outros movimentos. O rakza é um passo característico dessa dança, que é quando as dançarinas batem com os pés no chão, muito semelhante ao passo feito na dança flamenca.


  Já a Gnawa, cada ritmo dessa dança tem algum significado simbólico como a prática do exorcismo e as curas milagrosas. Durante as danças, eles invocam o espírito da própria cerimônia, Hadra. Uma coisa muito importante de se falar, é que eles usam uma cor específica para cada dança, eles também utilizam chapéus pretos, amuletos, talismãs, entre outros objetos. Eles ficam de pé em linha ou círculo, enquanto cada dançarino faz sua apresentação acrobática que chega a hipnotizar a quem não está acostumado a ver tais danças deste grande continente, muitíssimo rico na sua diversidade cultural. 

 

Por: Alberto Fontes Dória

_______________________________________________________________________________________________________________________________

 

LÍNGUAS AFRICANAS

 

  Existem mais de 1000 línguas no território africano, tirando as línguas não-africanas. Mais de dez milhões falam a língua suaili e o haussa, tornando as línguas mais populares da África. A maioria dos países adotou algumas línguas que consideram oficiais: o português; o francês; o inglês; o árabe...

  E a minoria do povo africano fala a língua alemã e a língua italiana.

  Como já tinha explicado, a África tem uma grande variedade linguística, e para tomar o melhor conhecimento sobre as línguas, elas se classificam em quatro famílias (famílias são o conjunto de línguas próximas ou inter-relacionadas):

• Família camito-semítica : é a família mais importante, nela esta presente seguintes linguas : o árabe, o aramaico, o tigrinya, o tigre, haussa ...
• Família nilo-saariana: essas línguas são faladas no grande percurso do Vale do alto Nilo, entre elas estão: o songhai, o ramo saariano, o ramo Nilo - chadiano.
• Família Khoi-san: a minoria da população fala as línguas dessa família, por exemplo : nama, sandawe, hadza.
• Família Nígero- Kordofana : ela se divide em duas subfamílias, a Kordofana e a nígero congolesa, a primeira subfamília possui mais de 30 línguas e a segunda é distribuída em quase todo território, no sul do Deserto do Saara.

 

Por: Adriele Rodrigues

_______________________________________________________________________________________________________________________________

 

RITMOS AFRICANOS

 

  Não há como distinguir um ritmo só que defina a África, um continente tão diversificado como aquele não impressiona quanto a sua diversidade musical.
 

  Algumas partes da região do Saara, têm uma ligação à música européia e oriental. Já na África sub-saariana perpetua o samba, blues, jazz, reggae e rap (inspirados nas tradições africanas dos ex-escravos).

• Norte de África Colonizado por gregos, romanos e godos a sua música tem semelhanças e influências com a música do oriente médio.
• África Oriental Madagascar e ilhas do Oceano Índico Correspondem as áreas influenciadas pela música árabe e também pela música da Índia, da Indonésia e da Polinésia.
• África do Sul, Central e Ocidental caracterizam-se na ampla tradição musical subsaariana, mas também possuem influências vindas da Europa Ocidental e América do Norte. A música e as formas de dança incluindo a música afro-americana e muitos gêneros caribenhos como soca, calipso (gêneros afro-caribenhos), zouk (musica antilhana) e gêneros musicais latino-americanos como a salsa, rumba, e outros derivados do clave-ritmo (cubano), que juntando os temperos se dá a música africana.

 


 

  Principais ritmos Africanos:
  • Kizomba
   É um ritmo quente, originário de Angola. É uma das danças mais tocadas nas discotecas africanas. Quente, suave, apaixonante...
  • Semba
   É uma dança de salão angolana urbana. Dançada por casais, com passadas distintas dos cavalheiros, seguidas pelas damas em passos totalmente   largos onde o malabarismo dos cavalheiros conta muito a nível de improvisação. O Semba caracteriza-se como uma dança de passadas. Não é ritual nem guerreira, mas sim dança de divertimento principalmente em festas, dançada ao som do Semba.
  • Danças Caboverdianas
   Toda a variedade de ritmos originários de Cabo Verde: Funána, Mazurka, Morna, Coladera, Batuque.
  • Danças Tribais
   São danças e rituais que despertam o ritmo e as expressões corporais, inspirando o corpo e a alma e onde a música e a se entrelaçam com dinamismo e alegria de viver. Dançadas individualmente. Dança de saltos atléticos, figurinos exóticos e ritmos de êxtase e uma expressão fortíssima de sentimentos artísticos, emocionais e religiosos que no Brasil se diz/confunde com a expressão ‘ baixando santo’ ou ‘invocação’.

 

Por: Agnaldo Júnior

_______________________________________________________________________________________________________________________________

 

CULINÁRIA AFRICANA

 

  Os africanos recebem frutos de diferentes locais do mundo, com suas próprias técnicas culinárias.

  Nos países como Etiópia, Sudão e parte do Norte, Nordeste o trigo é muito cultivado, por isso o nome é culinária mediterrânea. 

  África subsaariana alguns vegetais farináceos que e responsável pela boa alimentação dos africanos.

  Na África austral e oriental o milho e moído em pilões ou nas moagens que e, mas modernas.

  O sorgo pode ser encontrado nas regiões, mas regiões mais afastadas da costa africana. O fufu é encontrado na África ocidental e feito de plantas típicas dessa região. O alimento foi trazido para a África foi justamente à mandioca, que hoje e utilizado com fontes de energia para regiões mais secas.

 “Então uma refeição “tipicamente africana” – normalmente consumida ao fim da tarde, depois do dia de trabalho – é formada por um grande prato de arroz ou massa de um dos vegetais mencionados acima, que é normalmente dividido criteriosamente pelos membros do agregado familiar, e uma panela com um guisado ou uma salada que acompanha um peixe ou naco de carne grelhada. ”·.

  As pessoas do campo tem uma melhor alimentação que as pessoas da cidade mesmo que elas terem maior variedade, mas uma pouca parte da população tem essa riqueza. 

  O “caril” e um guisado de vegetais a proteína desse prato e vegeta, esse prato contem carne seca ou pequena quantidade de peixe. Esse tipo de proteína pode ser encontrado nas famílias de pescadores que moram perto da costa.

  A culinária africana é muito rica e nutritiva pelos frutos da terra, uns dos mais famosos e o azeite de dendê, além da culinária tem um numero grande de especiarias, como na culinária tem um mais conhecido na especiaria que e o cravo da Índia, a África foi responsável por ser o maior produtor mundial. 

  Na África do Sul e encontrada uma árvore de tamanho médio que se originou das savanas cujo nome é abuceteira. Uma fruta conhecida é marula um tipo de noz encontrado na região. O licor da marula é uma bebida africana comercializada e exportada em diversos locais do mundo.

 

Por: José Álvaro

________________________________________________________________________________________________________________________________