Procurar no site


Contatos

África Interativa

E-mail: albertinho.doria@hotmail.com

20-08-2010 15:56

A localização da África influencia na biodiversidade da África, grande parte do seu território encontra-se na zona intertropical, essa localização tem resultado de elevadas temperaturas o ano todo, por esse motivo, os raios solares incidem de forma perpendicular no continente africano.

Em temos de biodiversidade a África possui uma das zonas mais ricas e diversas do mundo, vão do deserto ate as florestas tropicais e aos recifes de corais, tendo como exemplo a ilha de Madagascar, que tem a maior biodiversidade de fauna e flora de todo o planeta, que abriga milhares de espécies de aves, repteis, anfíbios, etc., e alguns só existentes em seu território.

A África é composta por alguns biomas, como por exemplo, a savanas, a vegetação é, geralmente, baixa, com arbustos e pequenas árvores espalhadas, nesse bioma só um único tipo de arvores pode dominar a paisagem por grandes áreas. Nenhum outro bioma vence esse em questão da fauna, as savanas são compostas por grandes carnívoros e herbívoros, como a girafa, os leões, rinocerontes, as capivaras e aves como o avestruz e a ema. Uma das características das savanas é que as chuvas não são uniformes, por isso pode ocorrer alguns longos períodos de seca, e com a vegetação baixa, é mais fácil a ocorrência de queimadas.
Outro exemplo de bioma é o deserto, é localizado em regiões de altas pressões e onde os ventos se originam, por isso é difícil a umidade alcançar essas áreas. O clima é geralmente quente, mas existem alguns que são de alta temperatura, como por exemplo, nas montanhas do Tibet na Ásia. A vegetação desse bioma é rara e espaçosa, muitas plantas não conseguem sobreviver devido à falta de água, já os cactos podem controlar isso, através do fechamento de seus estômatos. A falta de água no deserto influencia em outras coisas, os animais nessas áreas são poucos, pois precisam se deslocar pra conseguir água, só sobrevivem aqueles que conseguem retirar água do próprio alimento, como exemplo, o lagarto e um tipo de ave, apesar de não ser da família de ratos, são chamados de ratos do deserto. Um dos mamíferos que vivem em desertos são os camelos que não retiram água do alimento, mas armazenam gorduras que pode substituir pela água, e que podem ficar horas caminhando sem beber ou comer nada.

Um dos animais mais comuns da África são os elefantes africanos, que são os maiores mamíferos e a maioria são criaturas dóceis, principalmente os africanos, pois na África, alguns ficam em liberdade, por conta da alimentação e da integração social e com outros elefantes. É na África também que os animais selvagens vivem em liberdade, como exemplo, os leões africanos, que se caracterizam por passar a imagem de poder. Tem o leopardo que observa sua presa, tem quase dois metros de comprimento, eles habitam as savanas. Também o segundo maios mamíferos, depois dos elefantes, os hipopótamos africanos. As girafas, que tem quase 5,5 metros de altura, estão habitadas nas savanas africanas, costumam andar em bandos. O mais rápido dos animais está na África, o guepardo, que pode atingir ate 100km/h, está habitado nas savanas africanas. A África tem uma grande variedade de animais, umas que só existem em seu território.

Mas, com o tempo, o homem vem destruindo essa variedade da África, o crescimento da extração de madeiras das florestas e minérios está trazendo grandes preocupações, cerca de 70% das plantas selvagens são utilizadas pelo Homem para fins alimentares, de combustível, como forragens ou para a agricultura, sendo que metade das quais tem mais de um uso. Em muitos países, comunidades humanas caçam grandes quantidades de plantas, quer para a alimentação, quer sobretudo para fins medicinais. Os estudos provam que daqui a 50 anos a área mais afetada pelo desmatamento será as regiões mais pobres, como exemplo a África, não são só as florestas que estão sendo destruídas, os animais estão sendo caçados e entrando em extinção, atualmente, 62 espécies de mamíferos, 39 aves, 3 répteis e 56 peixes estão em perigo de extinção. Entre os animais em extinção, podemos citar: o gorila da montanha, o leão, o rinoceronte negro, o chimpanzé e muitos outros.

E para que a biodiversidade da África não diminua, estão criando os chamados Hotspots, que tem o objetivo de cuidar de áreas de todo mundo que tem uma biodiversidade rica, que esteja sofrendo grande devastação e tenha uma grande quantidade de animais entrando em extinção. O numero de Hotspots cresceu para 34 e na África estão situados 8 deles:
- Floresta da Guiné (África Ocidental).
- Chifre da África
- Floresta de Afromontante (África Oriental).
- Montanhas do Arco Oriental
- Madagascar e Ilhas do Oceano Índico
- Maputaland – Pondoland – Albany (África do Sul, Swazilândia e Moçambique).
- Província Florística do Cabo (África do Sul).
- Karoo de Plantas Suculentas (África do Sul e Namíbia).

 

Por: Adriele Rodrigues